Tags

A saga dos transportes na ZO. Novo capítulo

texto produzido há uma semana, mas nçao postado por algum motivo.



Ao que parece, finalmente o problema dos ônibus na Zona Oeste, especialmente em Campo Grande, entrou no campo de visão do poder público.

Mas foi necessário um acidente espetacular, cinematográfico e mortal para que o problema de anos, à vista de milhões diariamente, fosse encarado com seriedade. A queda do ônibus da linha 397 na Avenida Brasil, que deixou passageiros mortos, chamou a atenção da população, dos jornais e enfim da prefeitura.



Inicialmente, a prefeitura proibiu a circulação dos ônibus da empresa Ocidental. Em seguida, com a desobediência desta, lacrou a garagem. E como mesmo assim ela continuava desobedecendo, escondendo seus ônibus na garagem da Santa Sofia (outra empresa), foi emitido um mandado de prisão em flagrante ao dono da Ocidental. O flagrante não se materializou e ele continuará solto.



Já ontem, para a alegria da população de Campo Grande, a prefeitura fez um de seus melhores atos de governo: Caçou as licenças de 47 linhas de ônibus que estavam nas mãos da Ocidental, Oriental e Feital (famosa “Fatal”). Promete para daqui 30 dias a licitação destas linhas, e já podemos adiantar quem provavelmente ficará com as linhas: Viação Bangu, com seus novos ônibus laranjinhas, a Jabour, que vem melhorando sua frota e a Pégaso, talvez a melhor empresa da Zona Oeste, com seus ônibus adaptados, limpos e bem-conservados. A Andorinha e a Oeste também podem ficar com alguma coisa, apesar de pertencerem aos mesmos donos das citadas anteriormente.



Entretanto, o principal é o que foi prometido pelo secretário municipal de transportes, Sansão, que é a exigência de fatores como conforto (ou seja, nada de superlotação), segurança (bancos nos lugares, sem buracos no chão, freios e barras de direção funcionando, etc) e oferta, ou seja, número de ônibus suficiente para a demanda, com um tempo de espera menor e regularidade.



Imagino que isto esteja disponível a partir de Janeiro próximo, dado que a licitação deverá estar pronta no final de Outubro, e daí levar-se-á uns dois meses para concluir a licitação e começar a operar. Até lá, muita força e coragem para agüentar a Oriental nas linhas 398, 790, S14, etc. Haverá desde já reforço de outras empresas, assim como já acontece com a Ocidental, nas linhas da Feital e Oriental, e a partir disto podemos ver quem estará disputando estas linhas.

Como já militei muito na defesa dos estudantes, idosos e deficientes no direito do passe livre, alerto para ser este o momento de inundarem a secretaria de tarsnportes com cobranças sobre este tema, para que seja incluído na próxima licitação a exigência de que este direito seja cumprido pelas novas empresas. Um dos mecanismos seria a existência em todos os coletivos a serem colocados nestas linhas, de câmeras de monitoramento, conforme já há plano em curso, no interior e na parte externa do ônibus. Com estas câmeras, além da segurança, as denúncias de desrespeito ao passe-livre serão municiadas de provas visuais.



Então é isso, população da Zona Oeste, principalmente Campo Grande, aproveitem para comemorar, mas também para fazer o máximo de pressão neste momento, para que a vitória seja completa. Procure seu vereador, seu deputado, ou então mande cartas ou e-mails para a secretaria de transportes do município, faça seu papel de cidadão para que tenhas transportes minimamente decentes à nossa disposição.

0 comentários:

Blogger Template by Clairvo