MEC terá verba de publicidade triplicada, apesar de corte de R$ 1 bilhão no orçamento.
MARKETING POLÍTICO => OKInvestimento em Educação => ZERO
BRASÍLIA -
A verba de comunicação e publicidade do Ministério da Educação (MEC) para 2009 é 55% maior do que a de 2008, e equivale a mais do triplo do valor gasto em 2007. Foram reservados para o ano que vem R$ 28,72 milhões para as ações de comunicação social, que incluem publicidade e realização de eventos, contra R$ 18,5 milhões em 2008. O Ministério da Educação justifica o aumento pela necessidade de aumentar a divulgação de ações do PAC da Educação, incluindo o Brasil Alfabetizado, programa que tem como foco ensinar jovens e adultos a ler e escrever, informa reportagem de Demétrio Weber e Cristiane Jungblut na edição deste domingo do GLOBO.
O problema é que esse programa teve sua verba total reduzida pelo MEC em torno de 15%: de R$ 353,9 milhões este ano para R$ 306 milhões em 2009. E, com o corte de R$ 1 bilhão no orçamento do MEC, aprovado pelo Congresso, perdeu ainda mais R$ 6 milhões. A verba para publicidade cresceu, mas o programa encolheu. ( Na sua opinião, o que deveria ser priorizado nos gastos em Educação ?
O salto no gasto com publicidade deverá ser ainda maior, pois o governo promete recompor os recursos cortados do orçamento do MEC. Originalmente, a proposta orçamentária encaminhada ao Congresso previa R$ 31,6 milhões para o marketing - 70% mais em relação a 2008 e quase quatro vezes mais que os R$ 7,9 milhões gastos em 2007.
Mas o corte de R$ 1 bilhão feito pelo relator do Orçamento no Congresso, senador Delcídio Amaral (PT-MS), atingiu mais de 60 ações do MEC e também os recursos da publicidade, que perdeu R$ 2,8 milhões. O Ministério do Planejamento garante que a verba será realocada em janeiro.
Apesar do discurso do MEC de que o reforço na verba da comunicação é para jogar luz sobre novas ações, na prática o gasto extra vai para projetos já em andamento. É o caso do Programa de Apoio ao Plano de Reestruturação e Expansão das Universidades Federais (Reuni), do financiamento para a compra de ônibus escolares e do programa Dinheiro Direto na Escola.
O aumento de pelo menos R$ 10 milhões na verba da publicidade oficial supera a previsão de gastos em dois projetos específicos do MEC: o enfrentamento da violência sexual contra crianças e adolescentes (que tem R$ 6,8 milhões no orçamento) e o Brasil Quilombola (R$ 1,8 milhão).
O orçamento da União de 2009 destina R$ 40,52 bilhões ao MEC. Em termos proporcionais, os recursos de comunicação social correspondem a 0,07% do total. O secretário-executivo do MEC, José Henrique Paim Fernandes, defendeu os gastos em comunicação. Segundo ele, 29 mil escolas com baixo desempenho no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) serão alvo de monitoramento direto. Paim Fernandes disse também que 2008 foi ano eleitoral, o que limita as despesas com publicidade. Em 2007, ele afirmou que houve contingenciamento geral no governo.





0 comentários: