Tags

A HISTÓRIA da UERJ (e da ocupação) como ela é!

Gostaria de fazer uma avaliação, mesmo que em andamento, do momento que vive a UERJ.

Após vários anos entregue ao sucateamento, à marginalização e ao esquecimento pelo governo do Estado, a UERJ acordou para a necessidade de agir, de se movimentar.

Nos últimos anos, tivemos picos deste tipo, culminando sempre em greves oportunistas e desrespeitosas, sendo a última vergonhosa, que após 9 meses não conseguiu nenhum centavo, apenas o corte do ponto, voltando de rabo entre as pernas para dar aulas, prejudicando os alunos que foram usados como massa de manobra.

Este ano, surgiu com força a questão dos 6% do orçamento tributário (questão que eu levanto desde que entrei na UERJ), fato este que deu unicidade de discurso. Docentes, Técnicos e Discentes são unânimes em considerar o desrespeito e hipocrisia do governador (e chanceler, alem de controlador da marionete Vieralves) Sérgio Cabral com a UERJ.

Mas...

O movimento está fadado ao fracasso pela intervenção inescrupulosa, desrespeitosa, agressiva, absurda e imperdoável dos partidos dominantes das representações de setores da UERJ (em destaque, DCE e ASDUERJ).

Vou fazer um rápido retrospecto dos fatos para contextualizar:

Ø No final do último período letivo, as eleições do DCE foram feitas de forma ilegal, imoral e fraudulenta. Primeiro, foi convocada um Conselho de CAs fora do prazo legal (48 horas de antecedência); Depois, foi aprovado uma comissão eleitoral formada, oficialmente por partidos políticos, e não por alunos; Em seguida, foram iniciadas as eleições sem a prestação de contas da gestão, com uma incógnita de 20 MIL REAIS; mais ainda, o DCE sequer tinha estatuto em mãos.

A eleição veio, e as fraudes nas urnas foram muitas, constatadas e ignoradas por acordos de gaveta. Por fim, tomou “posse” sem estatuto a chapa que já estava na gestão e MENTIU negando isso, a chapa do PSTU-PSOL.

Ø Mais recentemente, começou a tomar força os rumores de greve. Entretanto, estes rumores eram implantados pelo próprio DCE e pela ASDUERJ ( e SINTUPERJ), pois entre os professores e alunos, a esmagadora maioria se posicionava contra. Foi decidido que os dois sindicatos entrariam juntos em greve, mas tendo em vista a indefinição do Sintuperj, a Asduerj entrou unilateralmente em greve, com “meia dúzia” de votantes pró, numa assembléia fascista na qual os alunos foram calados e ridicularizados.

Ø No meio de tudo isso, o DCE se fingiu de surdo e mudo, e se negava a marcar uma reunião pra tratar do assunto, se posicionando pessoalmente a favor e sem dar o direito ao aluno a opinar. Depois de muita pressão, decidiram marcar, mas marcar a assembléia estudantil só pra depois da assembléia docente, numa escancarada manipulação de jogar os alunos numa situação dada, forçando-os a se posicionar a favor.

Ø Na dita assembléia, na parte da manhã, a verdade prevaleceu: NÃO a greve! Mas, para a assembléia da noite, a engenharia financeira e logística do partido, do sindicalismo e das entidades partidárias do PSTU (conlute) agiu rápido, trazendo em ônibus (quem pagou???) alunos da FFP e junto, alunos da UFRJ, UFF e majoritariamente militantes do PSTU. Trouxe também toda a militância secundarista. Todos estes, que não tinham direito a voz nem voto, fizeram a vitória do SIM a noite. Barraram a fala de mais de 12 pessoas, praticamente todas contra a greve, e garantiram a fala de gente de fora da UERJ que era a favor da greve.

Resultado final: Seria um sim incondicional e imoral. Mas o CACIS vislumbrando rapidaente a arapuca, lançou a proposta do SIM condicionado. A condição era a adesão, POR ESCRITO, da Asduerj à pauta estudantil, e a saída da greve apenas após a realização desta pauta.

Bem, agora voltemos aos fatos de agora:

A ocupação na reitoria foi algo extraordinário. Numa aclamação coletiva e espontânea, a massa se encaminhou, EM DEFESA DA PAUTA ESTUDANTIL ,e só disso, para a reitoria. O DCE monopolizou e tomou de assalto a manifestação para si.

Na negociação sobre o apoio condicionado a greve com a asduerj, esta se negou a assinar, com uma declaração hipócrita como esta: “A pauta de vocês é nossa, mas nós não vamos assinar. Mas podem confiar”.

O DCE, curiosamente, concordou, e por acaso, “perderam” a pauta, e a ata da assembléia estudantil também!!!

Eu e mais dois representantes do CACIS presentes presenciamos e discordamos, mas a história não acaba aí.

Mais a noite, na assembléia de ocupação, o DCE escondeu o fato de não ter mais pauta de reivindicações, e mesmo com minha pressão para que a refizéssemos com representantes dos cursos, eles aceitaram, mas não cumpriram.

Na mesma assembléia, estavam presentes os candidatos Cyro Garcia (PSTU) e Babá (PSOL), numa inescrupulosa utilização oportunista e aparelhadora da ocupação. Tentavam usar a ocupação como forma de promover estes dois sujeitos de seus partidos.

De lá pra cá, algumas horas se passaram, a desmobilização é visível e esperada, dada a falta de coesão, de organização e de boa fé política por parte do DCE.

É lamentável que no ápice da mobilização política em defesa da UERJ, estes parasitas destruam o movimento para levantar sas bandeiras partidárias. É uma falta de consciência histórica, de não perceber que estão enterrando com suas convicções e práticas nefastas um momento único.

É lamentável ver a hipocrisia e tirania como são conduzidos os inocentes alunos, que ali estão passando privações, lutando por ideais e pelo bem da UERJ, e sendo usados como massa de manobra destes que se dizem seus representantes, ou melhor, seus donos e guias.

Por enquanto, pararei por aqui, mas já adianto que estes fatos tem que vir a tona. A história dentro da história é necessária. Não acho que este seja o momento oportuno de botar isto em pauta, porque nem todos que estão lá são estes desprezíveis manipuladores, e em respeito a estes, mesmo que fadado ao fracasso político, o movimento deve ser respeitado.

Mas após isto, nossa meta será fazer com que medidas sejam tomadas para punir e prevenir que isto se repita. E que estas medidas sejam fortes, decisivas e doam a quem tiver que doer.

0 comentários:

Blogger Template by Clairvo