O Estatuto da (des)Igualdade Racial.
O Estatuto da (des)Igualdade Racial.
Sei que irão afirmar alguns que este texto é reacionário, que é a repetição do discurso social da classe dominante e tudo mais, mas isto certamente será dito por pessoas que lêem textos com pré-conceitos e pensamentos dogmáticos. Espero que alguns leiam-no com a mente aberta. Abaixo, um texto de Mauro Santayana:
“Não é de meu hábito, mas inicio estas reflexões com reminiscências pessoais. No início dos anos 40, em instituição do Estado para meninos sem lar, convivi, diariamente, durante quase três anos, com mais de 200 companheiros, brancos, negros, mulatos, cafuzos. De vez em quando, recordo-me de um deles, e tenho dificuldade em lembrar exatamente a cor de sua pele. Em minha memória, só de alguns as características físicas, por inusitadas, se destacam. De modo geral deles me lembro com uma só cor, a cor da pobreza, algumas vezes tingida pela esperança, e, outras vezes, pálidas de permanente tristeza, que a solidariedade do grupo, discreta, quase muda, aliviava. Naquele pequeno mundo, em que tínhamos o mínimo – e nesse mínimo, a que não faltava a palmatória, não se incluíam sapatos, nem escovas para os dentes – o nosso consolo era o sonho comum de liberdade.
Penso muito nisso, quando, em nome da igualdade, pretendem instituir no Brasil uma noção que a ciência rejeita, a de raças humanas. Fico imaginando se, naquela comunidade a que pertenci, houvesse cotas cromáticas, a fim de que alguns dispusessem de atendimento especial pelos professores, tivessem um prato mais cheio, ou recebessem enxadas mais leves para o trabalho na lavoura. Se assim fosse, a nossa miséria seria insuportável. Os guardas, homens igualmente pobres, eram também negros, brancos, mestiços, e atuavam de acordo com sua personalidade, dois ou três com simpatia para com o nosso sofrimento, alguns com indiferença, outros com crueldade. “
Sabemos que há também no Brasil o preconceito de cor, contra o qual há leis, e é necessário combater esta e todas as outras formas de discriminação. Em razão disso, é inadmissível o reconhecimento pelo Estado da diferença, mediante o proposto Estatuto da Igualdade Racial, que é claramente inconstitucional. O artigo V da Constituição, cláusula pétrea da Carta, não deixa dúvida: “Todos são iguais perante a lei, sem distinção de qualquer natureza, garantindo-se aos brasileiros e aos estrangeiros residentes no país, a inviolabilidade do direito à vida, à liberdade, à igualdade...”.. É natural e humano que os negros, submetidos secularmente à opressão, anseiem pelo ressarcimento histórico. Não se duvida da boa intenção do autor do projeto, que se destaca em sua atuação no Senado. Muitas vezes, a ânsia de justiça leva à ingenuidade. Se o Estatuto for aprovado, a harmonia entre os brasileiros estará ameaçada. Muitos negros não defendem a legislação proposta, porque acreditam que ela provocará desentendimentos entre os pobres, e se baseiam na experiência comum de que os que se diferenciam se excluem. Disso sabem, com sua penosa história, alguns povos antigos.
Só há duas raças humanas, e são raças sociais, não biológicas: a raça dos oprimidos e a raça dos opressores. Durante a escravidão, os brancos pobres dispunham de liberdade formal, estavam livres do tronco e das marcas a ferro, mas eram também oprimidos. Alguns serviam como feitores de escravos, mas os feitores mais cruéis, de acordo com depoimentos antigos, eram os próprios negros. E os negros comprados nas costas africanas eram capturados e vendidos por outros negros. A cor da pele não torna os homens melhores ou piores. Não os faz mais inteligentes ou menos inteligentes, mais honrados ou menos honrados.
É razoável que haja cotas para os pobres, negros e brancos, egressos das escolas públicas. O sistema atual de vestibular privilegia os que foram adestrados para responder aos questionários, mas não identifica os mais aptos. A experiência vem demonstrando que, nos cursos universitários, os bolsistas do Prouni, negros e brancos, se distinguem por sua aplicação e inteligência. Sabem que ali está a sua oportunidade e procuram não desperdiçá-la. A democracia, até onde podemos entendê-la, se baseia na oportunidade igual e no mérito. A qualificação das pessoas se faz na base de sua capacidade. As leis de Nurenberg classificavam os homens pela cor da pele, medidas do crânio e textura dos cabelos – e exigiam a identidade “racial” nos documentos. Mas foram revogadas em 1945.
O que existe, sim, é intolerável injustiça social que, em alguns casos, o preconceito exacerba e a lei coíbe, quando é aplicada. Que todos tenham o mesmo direito, homens e mulheres, negros e brancos, mestiços ou albinos. Eles constituem a única raça, a raça dos homens.
Esse artigo foi um pouco complexo para mim, só porque sou ainda muito jovem, mas sobre tudo, que foi um excelente artigo, e eu concordo totalmente com você.
ResponderExcluirPrimeiro você tem que estudar,a história do "Brazil"e verá que todas comodityes(?)eram extraidas,pelos NEGROS,enquanto o PORTUGUÊS e o BRANCO vagabundeavam,pois era humilhante trabalhar.
ResponderExcluirTrabalhos forçados e Escravos,volta e meia o Ministério do Trabalho,enquadra hoje um Invasor de terras,propriedade dos INDIOS,que MILIONÁRIO como tantos hoje não trabalhava e com razão,embora leve a pecha de vagabundo até hoje,porque simplesmente não se submeteu e defendeu suas propriedades.
Só o NEGRO sabe o que sente quando é olhado e analisado pelo BRANCO,na Africa os povos tinham suas guerras e os prisioneiros eram vendidos sim,mas quem comprava???.
Os Brancos Romanos jogavam seus prisioneiros aos Leôes,os Brancos Alemães na Câmara de Gaz,tudo isto com a omissão dos Brancos Cristãos,que jogaram duas Bombas Atômicas nos Amarelos,e exterminaram os Vermelhos(?)
Esta conta tem que ser paga,ser mandado embora do seu emprego jogado na rua,sem DIREITOS,ninguem gosta,movimento Branco não existe porque?,vamos defender os nossos 80% pois êles são a metade da populção,cuidado!!!!!