Tags

O discurso de posse de Mr. President Obama

No seu discurso de posse, o novo presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, prometeu não fugir às responsabilidades trazidas pela crise econômica mundial e seus efeitos na população que irá governar pelos próximos quatro anos. Obama citou a perda de confiança no país e o medo do declínio americano como desafios reais, que "não serão enfrentados em pouco tempo, mas serão enfrentados".

- Escolhemos a esperança e não o medo - disse ele logo no início do seu discurso de 18 minutos.

- Chegou a hora de deixar de lado diferenças infantis, escolher o melhor caminho da história e seguir a promessa de Deus de que todos são iguais, livres e merecem a chance de buscar a felicidade.

" Hoje levantamos, sacudimos a poeira e começamos a reconstruir a América "

Diante das milhões de pessoas que lotaram o National Mall, Obama começou seu discurso agradecendo ao seu antecessor, o republicano George W. Bush, não só pelos oito anos de governo como também pela colaboração no período de transição dos governos. Ao falar sobre os novos desafios do país, Obama relembou os antepassados que "embalaram seus pequenos pertences e viajaram pelo oceano, desbravando o Oeste e aceitando chicotadas".

- Ao reafirmar a grandeza de nossa nação compreendemos que isso não nos é dado, é conquistado. Não é caminho para os fracos de espírito, mas para aqueles que trabalham na obscuridão, na longa via da prosperidade. Eles lutaram e morreram por nós. Esses homens e mulheres se sacrificaram, com sangue nas mãos, para que chegássemos hoje aqui - declarou Obama.

Obama prega 'respeito mútuo' aos muçulmanos, e faz alerta aos terroristas

Usando expressões como "estamos prontos para liderar mais uma vez" e que "os EUA são amigos dos que buscam a paz e a prosperidade", o novo presidente dos EUA procurou levantar a auto-estima da população americana. Num trecho do discurso, Obama conclamou o povo a "reconstruir a América".

- Continuamos sendo a nação mais próspera e poderosa do mundo. Não somos menos produtivos ou inventivos, nossa capacidade continua mas nosso momento de esperar e proteger interesses estreitos e pequenos passou. Hoje levantamos, sacudimos a poeira e começamos a reconstruir a América.

Obama também abordou temas polêmicos como a ocupação americana no Iraque e a relação com os muçulmanos. A respeito do Iraque, o novo presidente prometeu que os Estados Unidos começarão uma retirada responsável, mas não citou prazos.

Ao se dirigir aos muçulmanos, Obama afirmou que vai buscar "uma nova abordagem, baseada em interesse mútuo e respeito mútuo", mas fez um alerta aos que recorrem ao terrorismo.

- Não vamos nos desculpar por nosso estilo de vida, nem iremos ceder na sua defesa, e para os que buscam promover seus objetivos induzindo o terror e abatendo inocentes, dizemos a vocês agora que nosso espírito está mais forte e não pode ser rompido: vocês não podem sobreviver, e vamos derrotá-los - declarou.

0 comentários:

Blogger Template by Clairvo