"Marina pagou preço alto no PV"
Aliado diz que Marina pagou preço caro por se filiar ao PV |
O economista José Eli da Veiga, professor da USP, divulgou uma carta aberta enviada à a senadora Marina Silva (PV) na qual diz que ela foi "forçada a pagar caro pedágio" pela obrigação legal de estar filiada a alguma partido para concorrer à Presidência nas eleições do ano passado. Veiga foi um dos articuladores da campanha de Marina. A senadora deve deixar o PV e já autorizou os aliados a buscar abrigo temporário em outras legendas para disputar as eleições municipais de 2012. Na carta, o economista afirma que é hora de assumir que partidos políticos estão obsoletos e que deixaram de fazer sentido "com a democracia eletrônica". "O que interessa é conquistar uma evolução institucional adaptada à realidade presente, e não à realidade dos séculos 19 e 20. O nó da questão é, portanto, a legislação eleitoral brasileira", diz. Depois de três meses de queda de braço com a cúpula do PV, Marina, terceira colocada na eleição presidencial de 2010, deve anunciar na próxima semana sua saída do partido. Ela planeja reunir verdes e simpatizantes num movimento político baseado na internet antes de articular a criação de outra sigla para disputar o Planalto em 2014. A senadora também criará um instituto com seu nome, dedicado a ações de educação ambiental e formação política. A intenção da verde, segundo aliados, é usar a ONG para "politizar" fiéis e se manter em evidência no segmento evangélico, que já representa 25% dos brasileiros. Como o mandato dela no Senado termina dia 31, o plano é acelerar a criação do instituto para evitar um afastamento dos eleitores. |
Rapidinhas:
Marina fora, PV quer ministério
A ex-senadora Marina Silva vai anunciar sua saída do Partido Verde, como esta coluna antecipou, no dia 7, em Brasília. O PV aproveitará para reforçar o "diálogo" com a presidenta Dilma, de olho na indicação do ministro do Meio Ambiente. Lideram a aproximação os deputados Zequinha Sarney (PV-MA) e José Luiz Penna (SP), presidente do PV. Eles contam com a eventual minirreforma ministerial de dezembro.
Gabeira fora
Com Marina, afastam-se também o deputado Alfredo Sirkis (RJ) e Fernando Gabeira, que não disputará a eleição no Rio em 2012.
PS vem aí
Já rola no Congresso a piadinha de que Marina Silva vai criar o "PVdoB", mas ela projeta para 2013 o Partido da Sustentabilidade (PS).
Debandada
Com Marina, pelas contas de Alfredo Sirkis, mais vinte parlamentares deixarão o PV, entre senadores e deputados.
Maniqueísmo
Segundo um militante verde, há no PV um conflito entre "fisiológicos clientelistas" e "ideológicos programáticos".
0 comentários: